sábado, 22 de março de 2008

A cultura Heavy Metal

Atenção: os fatos abordados aqui, não são uma opinião do autor, e, sim, uma realidade desconhecida pela população, que é interpretada de uma forma errada.

o Heavy Metal costuma ser alvo de acusações e críticas, mesmo sem o conhecimento do que ela realmente é e do que veio a ser. O gênero é geralmente associado com guitarras do tipo humbucker, com solos rápidos, baterias agressivas e vozes grossas ou extremamente finas. Em parte, pode-se afirmar que é correto. Mas as características criadas revelam apenas uma pequena parte do estilo. E o que de fato vem a ser toda a estrutura dela, está oculta. Não é possível definir Heavy Metal com simples termos, pois dentro do próprio mundo headbanger, há vários outros mundos, outros estilos e outras culturas.

Símbolo do Heavy Metal, usado em quase todos os seus sub-gêneros

O Heavy Metal nos seus períodos
Podemos dividir toda essa estrutura pela época, começando pelo surgimento do rock. Na década de 50, o grupo The Beatles foi uma das maiores influências, não só no mundo do rock, como em outros estilos. Indiretamente, a banda influenciou a tudo o que foi e é rock 'n' roll. Na década de 60, surgiam os movimentos contra as guerras e a favor das drogas, origem do rock progressivo. Podemos citar o festival de Woodstock, como um dos mais influentes da época, contando com participações de Santana e Jimi Hendrix (ele que veio a inspirar os guitarristas do futuro).
Na década de 70, os primeiros sinais do Heavy Metal começam a aparecer. Podemos chamá-lo de Hard Hock, termo mais claro. Os pioneiros são Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath. O AC/DC é outra banda onde podemos encaixar no grupo. No início, o gênero já apresentava guitarras mais agressivas, mas com vocais do rock, juntamente com resto dos instrumentos. Já entre 1980 e 1989, é correto afirmar que houve o auge do estilo. Iron Maiden e Judas Priest abriram as portas para a época. Com o New Wave of British Heavy Metal, novas bandas e vários novos estilos surgindo, destacando o Thrash Metal, caracterizado pela agressividade nos riffs e críticas sociais nas letras, sendo principalmente originado do Metallica e o Power Metal, já com um estilo bem alternativo dos outros, com vocais mais agudos, letras no estilo medieval e guitarras com muitos solos.
Na década de 90, as características do rock foram bastante alteradas, dando origem ao New Metal. Os próprios criadores do estilo, os integrantes do Korn, revelam um novo gênero bem diferente. "O New Metal é um metal para quem não gosta de metal", segundo o vocalista da banda. Eles influenciaram grande parte das bandas da cena Underground da atualidade. Até mesmo as bandas mais famosas do século XXI fazem parte do estilo: System of a Down, Limp Bizkit, Slipknot e outras.

O Heavy Metal nos seus diferentes estilos
Heavy Metal
tradicional -
O clássico, bandas como Iron Maiden e AC/DC fazem parte dessa lista.
Thrash Metal - Caracterizado pelo som mais rápido que o tradicional, com letras sobre críticas sociais, foi um dos estilos mais importantes, influenciando outros. O Metallica é a principal do estilo.
Metal progressivo - A música eclética, com influências do Jazz.
Power Metal -
Um dos estilos mais elaborados, com tablaturas de guitarra complexas e às vezes acompanhado de um teclado. O Stratovarius é uma das principais bandas do estilo. No Brasil, temos o Angra e o Shaman, bandas de Melodic Metal que seguem os mesmos padrões do Power Metal.
New Metal - O estilo do século XXI, tendo como base, bandas como Korn e Limp Bizkit.
Death Metal - Um dos estilos mais agressivos, com vocais grossos e letras sobre a morte e a violência.
Black Metal - Modo bem parecido com o Death Metal, só que com letras satânicas.
Metal alternativo - É todo o estilo que engloba bandas que apesar de serem Heavy Metal, não se encaixam em nenhum dos sub-gêneros.

O Heavy Metal e o ocultismo
Ao se ouvir a palavra metal, costuma-se relacioná-la com o ocultismo ou o satanismo. O que é errado. Isso acontece, por causa do som pesado, das letras sobre o medo e das figuras que o gênero possui. Mas apesar de todas as características, há um exagero e uma generalização, pois mesmo todos os estilos abordando o tema, não há um culto ou uma apologia disso.

Capa de um álbum do Iron Maiden que contém "Eddie", uma mascote do grupo. O símbolo é bastante confundido com algum culto ao ocultismo.

Pré - Heavy Metal
O site da Wikipedia possui uma matéria detalhando as origens do Heavy Metal ainda nos tempos do rock. Eis o texto:

As características do heavy metal teriam surgido ainda nos anos 60:

  • The Beatles músicas como Revolution e Helter Skelter foram uma forte influência para o heavy metal.
  • Jimi Hendrix e Cream popularizaram a distorção pesada e o wah-wah.
  • Blue Cheer, que além de também utilizarem a distorção pesada, promoviam um verdadeiro esporro sonoro, sendo um dos primeiros a tocar um blues-rock amplificado até o máximo e cheio de wah-wahs.
  • Led Zeppelin e Jeff Beck, por apresentarem os primeiros riffs acelerados.
  • Deep Purple também pelos riffs pela inovação constante de cada álbum e os memoraveis duelos de improviso entre guitarra, teclado e bateria.
  • Keith Moon (baterista do The Who), por ser um dos primeiros a usar bumbo duplo.
  • Uriah Heep por serem um dos primeiros a fazerem um som com bastante peso (incluindo linhas de teclados), utilizarem distorção e wah-wah, abordagem de fantasia e misticismo.
  • Ian Gillan (Deep Purple), Robert Plant (Led Zeppelin) e Ronnie James Dio (Black Sabbath e Rainbow), alguns dos primeiros vocalistas a apresentarem a densidade vocal característica do estilo.As características do heavy metal teriam surgido ainda nos anos 60: músicas como Revolution e Helter Skelter foram uma forte influência para o heavy metal.
Para saber mais: http://whiplash.net/


Nenhum comentário: